terça-feira, 16 de junho de 2009

Terminal Rodoviário Israel Pinheiro

RODOVIÁRIA: O INÍCIO PARA UNS E O FIM PARA OUTROS, PARA A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS É O PONTO QUE MARCA A ENTRADA DA CIDADE




Projeto inicial da Rodoviária (e que acabou ficando...)

Localização: Pça. Rio Branco, 100 - Centro
O que há por perto: Edifício Mesbla, Shoppings Populares Uai e Oiapoque, Corredores principais Santos Dumont, Paraná e Afonso Pena e estação de Metrô Lagoinha.
Curiosidade: Na década de 40, os jornais anunciaram que BH seria a primeira capital do País a ter uma estação rodoviária com a centralização de todo o serviço rodoviário. A primeira Estação Rodoviária do Brasil foi inaugurada, em junho de 1941, atrás da Feira de Amostras, de frente para a avenida do Contorno, no Governo Benedito Valadares . Sua construção foi realizada pela Secretaria de Agricultura, tendo como secretário Israel Pinheiro, futuro governador do Estado que construiria a Rodoviária atual. A primeira estação do País era um prédio de dois andares com uma pista coberta por marquise, onde havia espaço para dez ônibus. A partir dessa construção, ocorreram outras mudanças no serviço de transporte rodoviário, como a numeração das poltronas e maior rigor no cumprimento de horários, na vistoria dos ônibus e passagens vendidas . Meados da década de 50, a estação antiga já não tinha condições mínimas de atendimento para a elevada movimentação de passageiros. Eram 500 auto-ônibus, 160 linhas de menor percurso, sendo necessário improvisar uma plataforma em área cedida pela Central, na rua Aarão Reis. Não comportava, portanto, o alto volume de ônibus e passageiros. Para amenizar o problema até a construção da nova Rodoviária, em 1965 , o DER construiu à rua Curitiba, entre as avenidas Oiapoque e Contorno, uma estação provisória de embarque de passageiros, que é a nossa atual Rodoviária.

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